TAYANE SANSCHRÍ

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Desilusão ou decepção???


Relacionamentos, sejam do vínculo que for, são sempre difíceis em seu fim. Uma amizade que se acaba, um namoro que fica frio, um casamento que não tem mais razão de ser. Porém, acho que há uma diferença não tão sútil entre se desiludir e se decepcionar. Quando se trata de sentimentos, todo o cuidado é pouco.

A desilusão é algo mais difícil de se evitar. Se duas pessoas, ou pelo menos uma delas, não preza mais o sentimento da outra, não tem jeito, acabou. Mas não é uma escolha. É difícil sim controlar os sentimentos, simplesmente não optamos a quem vamos dedicar nosso amor.

O fim é sempre doloroso, e a desilusão, inevitável. Jurava que aquela pessoa, seria minha amiga para sempre, mas o tempo tratou de afastá-la. Desilusão. A paixão que veio avassaladora e esfriou com a mesma intensidade. Desilusão, de novo. E assim nos levantamos e continuamos a caminhar. A desilusão não nos impede de amarmos novamente com intensidade, ou de começarmos uma nova amizade cheios de esperança.

Por que tanta teoria sobre desiludir-se? Porque, pensando no assunto, dei-me conta de que há algo muito pior do que um coração partido, como referi no início do texto. Se sentir-me enganada, usada, traída...Uma desilusão não causa tudo isso. A palavra responsável por todas as outras que referi é a decepção.

Muito pior do que um namoro que não deu certo por incompatibilidade de personalidades é um relacionamento que acabou por conta de uma traição. Ou alguém que te fez juras, promessas de amor e de repente, muda suas atitudes. É horrível perceber o quanto não conhecia a pessoa que estava ao meu lado, quanto tudo aquilo que parecia ser verdadeiro, era uma farsa. Dói. Causa uma certa revolta, alguma raiva. Ninguém quer ouvir que foi usado ou traído.

A decepção causa desconfiança
Voltar a entregar os nossos sentimentos à outra pessoa não será tarefa fácil. Acabamos afastando as pessoas, até mesmo aquelas que pareciam verdadeiras.

A mágoa fica em forma de cicatriz. 
 
O melhor a fazer é seguir em frente, sempre

Pessoas más estão em toda parte e, se formos otimistas, podemos pensar que elas também nos ensinam algo. Ao primeiro sinal de caráter duvidoso, afastem-se! É o que irei tentar daqui por diante ... (apesar que muitas vezes algumas pessoas se aproximam como lobo  em pele de cordeiro).

Por: Silvia Liliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário